Programa de Assistência

Este projeto foi iniciado em 2015. Nessa primeira experiência trabalhamos com Circo e já obtivemos resultados muito positivos.

Inscrições para 2017:

REUNIÃO ABERTA: 04 de fevereiro de 2017, sábado às 14h. (necessário se inscrever.) 

Nesta reunião iremos esclarecer dúvidas sobre como o programa funciona, a carga horária e disponibilidade para reunião semanal do programa. Se você se interessa em dar aulas de circo ou conhece um pouco do programa ou é aluno da escola/ quer ser e quer entender melhor como os areneiros são beneficiados pelo programa venha na reunião.

Confirme a presença em nosso evento no Facebook. Reunião aberta: o que é e como funciona.

Programa-01

Chamamos de programa por conter diversas faces.

  1. Sobre a aula: Temos a etapa de observação das aulas, discussão sobre questões e apontamentos que aconteceram nessas, e ainda preparação – inicialmente no papel – de planos de aula.
  2. Sobre o futuro professor: Enquanto isso acontece também é trabalhado um olhar para a história dessa pessoa que pretende virar professora de circo. É muito importante compreender a si mesmo para estar pronto para um espaço de ensino.
  3. Sobre o Circo: Além disso trabalhamos conteúdos específicos de aulas – truques em cada aparelho, como ensinar, qual ordem ensinar – e também conteúdos adjacentes como noções de anatomia para o aquecimento, alongamento e preparo físico.
O Programa tem como objetivo orientar pessoas envolvidas nas áreas de Arte Circense que tenham grande experiência em alguns aspectos da técnica que pretende trabalhar, mas que não está pronto para a função.

Não oferecemos bolsa para cursos em troca da participação como assistentes.O que oferecemos é uma formação para estabelecer um trabalho de qualidade com professores críticos em relação ao próprio fazer.

A escola ganha com esse projeto sem fins lucrativos por ter assistentes mais preparados na sala de aula, e contribuir para a cena do circo que têm poucos ambientes formais e informais para pensar o ensino do mesmo. Os alunos aprovaram muito essa iniciativa da escola para as turmas mais cheias, e permitiu um espaço de troca e ajuda mútuo. Nosso desejo é expandir o programa ainda mais. Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha disponibilidade de tempo e abertura para a proposta. 

Este programa é aberto, qualquer pessoa interessada pode se inscrever e se for selecionado, pode participar. Os pré-requisitos são: ter conhecimento de circo, interesse em aprender mais, ter intenções de dar aulas ou melhorar a qualidade do seu ensino, ter disponibilidade de horários com as turmas da escola e para a reunião semanal (1h/semana) durante um ano – Fevereiro a Dezembro.
O primeiro resultado que esperamos e já obtivemos neste primeiro ano é de ver a transformação desses assistentes se transformando em professores. Isso fica nitido na sala de aula já que os professores oficiais das turmas ficam menos sobrecarregados. A turma passa a respeitá-los de forma diferente e percebemos que isso parte de um trabalho mútuo: interesse no programa pelos participantes, e trabalho da orientadora do programa. “Nosso desejo é que essa pessoa que participe esteja pronta no sentido da formação para dar aula com segurança e de qualidade em qualquer lugar. Não queremos preparar pessoas para dar aula apenas na Arena de Artes, mas estimular a ter um olhar crítico e encontrar maneiras de trabalhar o circo com as demandas de diferentes espaços.” Marília Mattos

Quero participar!

Escreva para marilia@arenadeartes.com.br com:

  • Carta de interesse: porque gostaria de participar do programa.
  • Currículo resumido.
  • Horários disponíveis 2016.

O e-mail será respondido com orientações. Participe!

Depoimentos

Na última edição por exemplo, temos a Tamara Savoia e Julia Botoud, que têm anos de prática em circo aéreos, mas até então nenhuma prática docente.

“O programa me permitiu constantemente refletir sobre o que é dar aula de circo e isso ajudou muito na minha evolução como professora.”
Tamara Savoia Rodrigues
INTEGRANTE DO PROJ. ESPETÁCULO 2015 E ASSISTENTE DAS AULAS DE CIRCO
“O programa de assistência é uma experiência única! Descobri através dele que saber fazer não quer dizer saber ensinar. Aprendi a perceber e entender cada movimento. Quando ensinamos não lidamos apenas com habilidades físicas lidamos também com a vida pessoal e emoções dos alunos.”
Julia Boutaud
INTEGRANTE DO PROJ. ESPETÁCULO 2015 E ASSISTENTE DAS AULAS DE CIRCO