História

 

Um pouco de como tudo começou…

Gláucia Manzzaneira entrou para o universo das Artes em 1997, a partir do teatro. Mas logo foi atraída pelo circo e passou a frequentar cursos livres na cidade de Diadema, na Grande São Paulo, tendo como professores artistas dos grupos circenses Acrobáticos Fratellis e Linhas Aéreas. A prática que trouxe a evolução também deixou evidente a necessidade de compartilhar todo aquele aprendizado. Em 2002, Gláucia passou a se dedicar ao ensino da técnica das artes circenses, priorizando a qualidade do aprendizado de forma responsável. Ali começava a aflorar também a vontade de criar uma companhia artística.

Esse desejo começou a se materializar em 2009, com o projeto que previa um espaço físico para abrigar o grupo de estudos artísticos já coordenado e dirigido por Gláucia – a Cia. Arena de Artes. Novamente, a persistência trouxe bons resultados. Logo vieram os convites para a participação em eventos com espetáculos e performances artísticas. A exemplo de Devaneios, que foi apresentado em 2011.

Mais do que nunca, se tornava indispensável ter um espaço físico próprio para ensaios e pesquisas. Veio então o estímulo que Gláucia esperava. Em 2012, a artista Marília Mattos, que integrava a Cia. Arena de Artes desde o início, passa a ser oficialmente uma parceira no desenvolvimento e na realização desse projeto complementar.

“Um espaço cultural voltado ao aprendizado das artes de forma:

Lúdica – que promova diversão;

Responsável – que promova a Ética;

Sustentável – que fortaleça o campo das Artes.”

 

No ano seguinte, com o apoio fundamental do Sebrae, o desejo sai do papel e dá vida ao Espaço Escola Arena de Artes. Após um amplo estudo de mercado, carência em espaços de cultura com as características da Arena de Artes e disponibilidade de imóveis, veio a escolha por Santo Amaro, bairro da Região Sul da capital paulista. Com o endereço definido, entra em cena outra profissional determinante nessa história, a arquiteta Cinthia Cardoso, responsável pelo projeto de adequação do local. Na verdade, uma grande reforma que priorizou o bem-estar e a segurança.

No dia 15 de fevereiro de 2014, o Espaço Escola Arena de Artes abre oficialmente suas portas ao público, oferecendo um mês de aulas experimentais. A coroação veio em 15 de março, com uma grande festa de inauguração.

Confira alguns momentos da Festa de Inauguração do Espaço Escola Arena de Artes, em Março de 2014.

O sonho de criar um espaço de cultura voltado ao aprendizado das artes de forma especial virou realidade. A Arena de Artes se tornou um centro de aprendizado, ensaios, treinamentos e pesquisas artísticas e pedagógicas de forma séria e responsável. Mais que isso, passou a ser um local de descobertas e de realizações pessoais.

Nos cursos livres de Teatro, Dança e Circo, alunos de diversas idades descobrem talentos que podem mudar sua maneira de ver o mundo. Além de encontrarem uma forma divertida, saborosa e estimulante de expandir sua capacidade física.

A Arena de Artes também se tornou um lugar para celebrar, integrar e evoluir. O espaço pode se transformar no palco para uma festa de aniversário inesquecível ou em um laboratório surpreendente para atividades corporativas. A empresa pode ainda levar sua experiência e sua infraestrutura até corporações, usando as artes circenses como plataforma para trabalhar sentimentos essenciais nas equipes, como integração e confiança.

Tudo isso só se tornou possível porque a equipe da Arena de Artes acredita nas grandes mudanças que vêm de pequenas atitudes, desde que se tenha continuidade. Fazer parte dessa transformação é um dos propósitos da empresa, contribuindo para tornar o mundo um lugar mais agradável, com pessoas felizes, e gerando sustentabilidade de relações entre nós e o meio ambiente.

Venha nos fazer uma visita!