Formação Livre

Importante: os cursos não tem pré-requisitos porque acreditamos que todos podem se envolver com a área para aprender, porém, se você não é circense, não sairá do curso um professor de circo. É necessário se aprofundar no aprendizado de um objeto para ensiná-lo a outrem. Queremos criar um espaço de discussão rico com pessoas com e sem experiência, porém para dar aulas é necessário experiência com a prática de circo e conhecimento pedagógico aplicado.

Muitas vezes o espaço da sala de aula (como a de circo, por exemplo) é um lugar solitário. No caso do Circo em especial sabemos que é raro e restrito o acesso a um conteúdo específico “pedagógico circense”. A Arena de Artes reconhece isso e continua em busca de amparar os profissionais do ensino de circo e consequentemente melhorar a qualidade de ensino de circo na área como um todo.

Atualmente organizamos três cursos – já realizados – em uma categoria que denominamos “curso de formação livre”. São cursos sobre ensino de circo, denominados Treinamento Teórico Prático – ensino de circo para crianças. 

fotoUma parte muito especial dos cursos de formação é unir um grupo de pessoas com o mesmo interesse e discutir ideias e métodos. A área ensino aprendizagem pode ser considerada um bebê dentro do universo do circo.

13318951_10154292361404694_1022933522_n

Por isso estamos abrindo continuamente o treinamento teórico prático com o objetivo de instrumentalizar este professor que pode inclusive estar atuando na área, mas com poucas possibilidades de troca com outros profissionais ou embasamento de porque uma coisa prepara para outra. Nosso maior objetivo é que o circo seja ensinado com responsabilidade, de forma lúdica, e trazendo sustentabilidade para a área como um todo.

Nossos cursos de formação estão divididos em módulos  com assuntos diferentes:

Módulo I – com um conteúdo mais generalista, abrange toda a área de dar aulas de circo, sem aprofundamento no circo em si. Ideal para pessoas que pretendem dar aulas de circo, ou que dão aulas a pouco tempo. Carga horária: 8 horas. Conteúdo:

  • Leitura e preparação de Espaço.
  • Faixas etárias 04 a 06 anos, 07 a 09 anos, 09 a 11 anos:  quais as atividades indicadas para cada fase de desenvolvimento e suas possibilidades dentro do circo.
  • Preparação Física, Malabares, Acrobacias de solo, Aéreos: uma organização sistematizada de técnicas, elementos e truques em ordem de dificuldade, risco e qualidades corporais.
  • Como ajudar as crianças de maneira eficiente para o aluno e que não desgaste o professor. Roda de conversa com troca de experiências.

Módulo II – com o objetivo de aprofundar mais que o primeiro módulo, mas não a partir dele (são temáticas próximas, mas diferenciadas) este curso avança mais no conteúdo de circo específico e na aplicação das técnicas. É um curso focado em truques e educativos, dividido entre aéreos (parte A) e acrobacias (parte B) e pode ser realizado apenas uma das partes considerando que não precisamos aprofundar em tudo. Carga horária: 10 horas. Conteúdo:

  • Parte A – Aéreos: Trapézio, lira, tecido com nó, tecido liso e tecido marinho. Com o objetivo de entender e organizar educativos e preparação corporal infantil, neste curso estudamos como preparar a criança para cada truque. Discutimos o que ensinar em diferentes níveis de desenvolvimento técnico de cada criança.
  • Parte B – Acrobacias: Acrobalance, Acrobacias de solo e Trampolim. Com o objetivo de entender e organizar educativos e preparação corporal infantil, neste curso estudamos como preparar a criança para cada truque. Discutimos o que ensinar em diferentes níveis de desenvolvimento técnico de cada criança.

Módulo Tecidos – mediante procura pra treinamentos voltados para o tecido, criamos um
conteúdo mais específico sobre tecido com nó, tecido liso e tecido marinho neste Modulo específico. Conteúdo:

  • Material e Montagem de tecido, tecido com nó e tecido marinho;
  • Preparação corporal e educativos para os tecidos;
  • Preparação de apresentação: maneiras de criar.

modulo_tecido_personal

Módulo Tecidos realizado em Maio/2016 na versão personal para a Maria Eduarda, que veio diretamente de Porto Alegre se profissionalizar!

Venha você também, realizamos os cursos para pequenos grupos, grupos médios e de maneira personalizada. Informe-se!

 

INSCRIÇÕES ABERTAS:

chamada_mod_II_junho-01

modulos_2017-FINAL-2-01

Confira abaixo o que foi realizado na 2ª Edição [2016]. Também oferecemos esses cursos para grupos fechados ou personalizado caso tenha interesse. Consulte valores e disponibilidade.

2ª Edição [2016]: TREINAMENTO_MOD1_2016-01

2ª Edição [2016]: TREINAMENTO_MÓD2_set.2016-01

Confira o grupo que recebeu o certificado em 2016 e alguns depoimentos:

IMG-20160529-WA0034

Obrigada por contribuir com conhecimento. Ansioso pela parte B do curso!
Vanderlei Silva Costa
CrossFit Taubaté

Gratidão sempre, parabéns Marília pelo curso e pelo carinho!
Amanda Gal Tocchio
Circademia Vertical

Obrigada por tudo Marília! Esse grupo será ótimo para continuar trocando experiências.
Mariana Cristina Ferreira
HuLeRu -Espaço de Araraquara

Parabéns Marília, esse trabalho que está realizando é muito importante!
Camila Pasquini
Professora de Tecido Acrobático

2ª Edição [2016]: Treinamento_tecido_out2016-01